2 de outubro de 2015

EPITÁFIO



     

    A palavra epitáfio significa sobre o túmulo e se refere às frases que são escritas, geralmente sobre placas de mármore usadas para homenagear aos mortos. No passado os epitáfios costumavam narrar os atos heroicos de nobres, reis ou membros proeminentes de uma corte. Eram usados também para homenagear pessoas importantes, como podemos ver sobre o túmulo de Isaac Newton onde encontramos registrado, “É uma honra para o gênero humano que tal homem tenha existido” e sobre o túmulo de Jesus Cristo que encontramos a expressão, “Ele não está aqui, Ele se levantou.
     É comum ainda o uso de frases que pessoas gostariam que fossem registradas na ocasião da morte, a exemplo da música “Epitáfio” da banda de rock Titãs que descreve uma série de atitudes de alguém que já morreu e gostaria de ter mudado – devia ter amado mais, ter chorado mais, [...] ter complicado menos, ter trabalhado menos – caso houvesse uma nova oportunidade. Depois de narrar uma série de coisas que gostaria de ter feito de forma diferente, a letra nos apresenta um refrão completamente distorcido à nossa realidade cristã, [...] o acaso vai, me proteger enquanto eu andar distraído, o acaso vai, me proteger enquanto eu andar.
     Será que devemos lançar algo tão precioso como nossas vidas nas mãos do acaso? Será que o acaso poderá nos proteger quando chegar o grande dia? Podemos contar com o acaso diante das nossas distrações? Faz sentido lamentar diante da morte mudanças que podem ser empreendidas agora, em vida?
     A palavra de Deus diz: Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará (Salmos 91:1), ou seja, a presença de Deus em nossa vida é a nossa maior garantia de proteção. Não devemos lançar nossas vidas nas mãos do acaso.
     Por fim, quanto a expressão epitáfio, em Hebreus 9:27 diz: aos homens está ordenado a morrer uma só vez, vindo depois o juízo, sendo assim que possamos amar mais, trabalhar menos; glorificar a Deus com nossas vidas, para que em nosso epitáfio, não venhamos ter palavras de lamento por uma vida que gostaríamos de ter vivido, mas sim palavras que demonstrem que combatemos um bom combate, acabamos a carreira e guardamos a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário