30 de março de 2011

GERAÇÃO CHEIA DE DISPOSIÇÃO, SEM NENHUMA DISPONIBILIDADE.



“Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração. Vá, reúna as autoridades de Israel e diga-lhes: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu a mim e disse: Eu virei em auxílio de vocês; pois vi o que lhes tem sido feito no Egito. Prometi tirá-los da opressão do Egito para a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, terra onde manam leite e mel. As autoridades de Israel o atenderão. Depois você irá com elas ao rei do Egito e lhe dirá: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Agora, deixe-nos fazer uma caminhada de três dias, adentrando o deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus. Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force. Por isso estenderei a minha mão e ferirei os egípcios com todas as maravilhas que realizarei no meio deles. Depois disso ele os deixará sair”.
(Êxodo 3:15-20)

   A disposição e a disponibilidade, deveriam sempre caminhar juntas uma da outra, mas infelizmente não tem sido assim. Disposição é sinônimo de determinação, animação, inclinação, em geral todas estão ligadas a emoção. Por outro lado, disponibilidade é estar disponível, livre desimpedido.
   Estudar a relação existente entre essas duas palavras ajuda-nos a entender melhor o que tem acontecido em nossas igrejas modernas, quando percebemos, a falta de líderes comprometidos, cultos vazios, escolas bíblicas dominicais fechando, entre outros fenômenos comuns a esta fase glacial que a igreja está vivendo.
   No Antigo Testamento, o “Povo de Israel”, enfrentou uma situação parecida, quando impulsionados pela lembrança do Deus que eles serviam, se mostraram completamente dispostos a adorá-Lo no deserto, porém isso não foi possível, pois eles estavam cativos, presos nas mãos de Faraó, ou seja, aqueles homens e mulheres não estavam disponíveis.
   Acho que você já entendeu onde estou querendo chegar. Talvez não falte disposição em você para servir a Deus, porém assim como aquele povo, você está indisponível.
   Talvez você não concorde que existam tantas pessoas dentro das igrejas dispostas a adorar a Deus, e que se elas realmente quisessem teriam total liberdade. Eu prefiro acreditar que existem sim muitas pessoas dispostas a adorar dentro das nossas igrejas, e que essas mesmas pessoas estão presas a diversos deuses, tais como: o orgulho, a vaidade, a mentira, a vergonha, a religião, falta de amor, e por aí vai. Se esse é o problema que impede as pessoas de adorarem ao Deus todo poderoso, a pergunta é. Como alcançar essa disponibilidade, como se livrar de tudo o que nos impede de adorar.
   A resposta está no versículo 9: “Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force.”
   E então! Entendeu?
   Seja o que for que lhe aprisiona, a verdade é que o pecado não tem nenhuma intenção de lhe ver livre, assim como faraó não tinha. E outra! Você não é forte o bastante para se libertar sozinho, por que se sua força fosse maior do que o seu opressor, você nunca teria sido oprimido. A única coisa que resta para nós é contar com uma poderosa mão que nos liberte. Só a mão do Senhor é capaz de nos libertar do pecado, através de sua misericórdia e do seu amor.
   Se você quer ver essa mão poderosa agindo na sua vida, mostre para o seu inimigo quem é o seu Deus, reconheça você também a grandeza do seu Deus, traga a sua memória aquilo que é capaz de te trazer esperança e lembre-se de tudo aquilo que Deus é capaz de fazer e veja Deus desbancando tudo aquilo que te oprime. Afinal, somente quando o Senhor estender a Sua mão para derrotar seu inimigo, que você estará disponível para prestar a Ele a verdadeira adoração.

2 comentários:

  1. É verdade somos inteiramente dependentes de Deus, de um Deus que procura não pessoas perfeitas, mas adoradores verdadeiros e realmente compromissados com ele. Essa adoração é parte da sua graça operando em nós...

    ResponderExcluir
  2. Uma realidade expressada de maneira eficiente. Temos muitos dispostos sem disponibilidade em nossas igrejas, talvez por isso a característica mais admirada hoje em dia nao seja a iniciativa ou pro-atividade, mas a capacidade de concluir o que se começou.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir