21 de maio de 2013

.


POSSO FAZER TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS,
OU DEVO ABRIR MÃO DE TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS?



       “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!”  (Filipenses 2:5-8)

         Um dia, após sair de uma consulta médica, um jovem constatou que havia contraído uma doença muito grave, porém havia uma esperança de tratamento: tomar o remédio prescrito pelo médico, o qual ressaltou que aquele medicamento era a única medicação apropriada para aquela doença.
       Ao sair dali, o jovem dirigiu-se imediatamente a uma farmácia, infelizmente não encontrou o medicamento indicado e influenciado pelo farmacêutico, levou outro no lugar. Passados alguns dias, o jovem continuou doente e logo veio a falecer. Ao discutir-se a responsabilidade do farmacêutico, concluíram que o mesmo havia sido culpado, apesar de suas boas intenções. (I Samuel 15:22)
          Quem já não ouviu à expressão: “De boas intenções, o inferno está cheio”?
        Será que os fins justificam os meios? Quer dizer que se o objetivo da ação é a “Glória de Deus”, não importa o que está sendo feito?
     Não, não é bem assim! Os evangelhos e as cartas de Paulo preocupam-se constantemente em destacar através do exemplo de Jesus Cristo e do próprio apóstolo, o fato de que embora o homem tenha liberdade para fazer todas as coisas é preciso que esse mesmo homem renuncie sua vontade em prol da vontade de Deus. Ainda que nossa vontade esteja cercada de boas intenções (I Samuel 13:9-13), a vontade de Deus é sempre a melhor.
           Quem sabe o que é melhor para você se não o seu próprio Criador? Existe algo de bom em seus projetos capaz de substituir os planos que Deus tem para você (Tiago 1:16-17)? O desejo de Saul em oferecer sacrifício ao Senhor anula sua desobediência (I Samuel 15:19-22)?
          Embora não soe muito bem aos ouvidos do cristão contemporâneo – dos dias atuais – não podemos pregar um evangelho diferente disso. Todos os textos estudados na lição, apontam para a necessidade do homem renunciar e não para o direito de fazer. Logo, o maior projeto que o homem pode desenvolver para a “Glória de Deus”, é não preocupar-se com seus projetos e sim investir tempo para saber os projetos que Deus tem para sua vida e assim cumpri-los.
           

Tony Zamba
Bacharel em Teologia
www.tonyzamba.blogspot.com

6 comentários:

  1. Tremendo meu irmão! Que o Senhor sempre encontre em vc disponibilidade para ser instrumento nas mãos dEle.

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito importante e é oq é mais difícil para nós seres humanos.

    ResponderExcluir
  3. Tony creio exatamente em TUDO o q vc escreveu. Defendo a mesma tese. Excelente! Gostei muito. Abç.

    ResponderExcluir
  4. Usado por Deus como sempre!
    Obrigada por compartilhar e deixar que, através de você, Deus fale comigo. :-D
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A serviço do Reino...
    Espero contribuir para edificação de todos!

    ResponderExcluir