27 de janeiro de 2015

NÃO ENTERRE SEU TALENTO!

           
           Em Mateus 25:14-30 encontramos a Parábola dos Talentos deixada por Jesus para nos ensinar acerca da sua volta, nos alertando sobre a necessidade de aguardarmos o Senhor trabalhando.
         A parábola fala de um senhor que resolveu fazer uma viagem para outro país e garantiu que iria voltar, antes da partida distribuiu talentos aos seus servos para estes multiplicarem durante sua ausência. Uma aplicação dessa parábola em nossa vida cristã, nos revela que o senhor, representa Jesus que ascendeu ao céu e prometeu que irá voltar, os talentos constituem-se nos dons que Jesus distribui a aqueles que possuem uma experiência com ele, e os servos, naquele contexto simbolizavam os discípulos e posteriormente passou a representar a igreja, ou seja, eu e você.
         Dentre as diversas lições queremos ressaltar que: Multiplicar é uma ordem que parte do senhor para o servo, de Cristo para a igreja e toda ordem deve ser cumprida; o texto nos ensina que o senhor voltará para prestar contas e com isso aquele que cumprir a ordem será recompensado, porém o que deixar de cumprir receberá a devida punição; outra questão que me chamou a atenção é que na divisão dos talentos o senhor distribuiu quantias diferentes aos seus servos, tal atitude nos ensina que Jesus distribui seus dons de acordo com a capacidade de cada um, sendo assim, jamais podemos alegar incapacidade ou sobrecarga, pois ele não nos oferece nada além da nossa capacidade; a última lição e a que considero merecedora de destaque para a igreja dos dias atuais, é que o texto enfatiza que aqueles que multiplicaram, receberam os talentos do senhor e “saíram imediatamente a negociar” (v. 16).

         Então! O Senhor foi para uma terra distante, prometeu que vai voltar, não sabemos quando, mas sabemos que nesse dia deveremos prestar contas. Podemos sair imediatamente par multiplicar como os servos da parábola, ou podemos adiar por causa da idade, projetos pessoais, cansaço, etc, e sermos pegos de surpresa quando o Senhor voltar. Eu já fiz a minha escolha. Vou multiplicar. Afinal, missão dada é missão cumprida.

Pastor Tony Zamba

Um comentário: