22 de novembro de 2011

PROSSEGUINDO PARA O ALVO!


Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.(I Coríntios 9:25-27)


       Neste domingo aprendi como manter-me sempre firme no desejo de alcançar o Reino de Deus. A expressão “Meu alvo é Cristo” nunca ficou tão latente em meu coração. Não me lembro de ter sido ministrado antes com tanta profundidade, clareza e poder, acerca do que fazer para alcançar este alvo tão difícil.
       Talvez algum cristão mais legalista ou santarrão estejam se perguntando: - O que há de difícil em seguir a Cristo? Basta querer, basta amá-lo. Eu não comungo do mesmo pensamento, quando o alvo é Cristo, a luta é grande. No entanto Deus me ensinou uma maneira prática para alcançá-lo que eu gostaria de compartilhar com você.
       Primeiramente precisamos reconhecer que a jornada rumo ao Alvo será difícil, essa verdade ratifica a necessidade de um preparo. Quando olhamos para a o povo de Israel, percebemos um povo forjado no deserto para alcançar a terra prometida. Jesus também reconheceu ser necessário preparar-se antes de iniciar oficialmente seu ministério. O apóstolo Paulo também ratifica na sua carta aos coríntios esse fato usando o exemplo de um corredor e de um pugilista que se preparam rigorosamente para uma competição. Nos dias de hoje não é tão diferente, nos preparamos para passar no vestibular, para vencer uma competição, para alcançar uma posição de destaque na sociedade, etc. Diante dessas verdades torna-se impossível não reconhecer a necessidade de preparar-se para alcançarmos nossos alvos.
       A outra lição que aprendi, foi que não podemos alcançar nossos alvos se não traçarmos estratégias. O versículo 26 deixa clara a necessidade de não fazermos as coisas de qualquer jeito. Eu diria em uma linguagem jovem que: - Não devemos “atirar para qualquer lado”. Quando reconhecemos que oposições se levantarão para impedir que alcancemos nosso alvo, é comum traçarmos estratégias para conseguir superar tais oposições, pois entrar nessa luta sem estratégia pode acarretar na perda do alvo.
       Por fim, a lição indispensável para alcançarmos nosso alvo está na necessidade de renunciarmos nossa vontade, essa verdade manifesta-se no versículo 27 através da expressão “esmurro o meu corpo”. No decorrer da nossa jornada em diversos momentos nossa vontade, (vontade da carne), se levantará, ora te dizendo que você não precisa preparar-se, ou que você não precisa de nenhuma estratégia para seguir, quem sabe até mesmo te fazendo olhar para traz ou talvez parar e desistir. Mas é nessa hora que você precisará vencer a sua vontade para que você não venha se perder no meio da jornada.
       Concluo apresentando minha vida como exemplo, para apontar a necessidade da nossa geração aprender como prosseguir para o Alvo, tendo em vista que, em algum momento do nosso processo de santificação iremos nos deparar com a necessidade de praticar uma destas lições. E agora que sabemos que prosseguir rumo ao Alvo não é fácil, e que quando o alvo é Cristo, torna-se mais difícil ainda, o Senhor nos convida a preparar-se, traçar estratégias, renunciar nossas vontades e que desta forma possamos correr com perseverança a carreira que nos foi proposta.

tonyevanyle@hotmail.com
Tony Zamba

6 comentários:

  1. Este comentário que estou fazendo não é nada diferente que é nos ensinado.Baseado no ser humano, ele nasce,é treinado para crescer, e com o leite materno ele é fortificado,e é dado a ele toda a assistência para que aprenda a andar,falar e agir.Então nós , os cristãos temos que participar deste treinamento de como faremos para vencer.Se for necessário voltar a ser criança é melhor que se faça para no futuro não venhamos a perder todas as lutas.

    ResponderExcluir
  2. Focalizar Cristo como alvo realmente é um grande desafio. Nessa sociedade que vivencia a crise da modernidade somos confrontados diariamente a manter nossa fé inabalável.
    Seus tópicos (preparar-se, traçar estratégias e renunciar nossas vontades) oferecem um norte para alcançarmos aquilo que Deus tem proposto às nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Amém, que a cada dia o Senhor o use nas palavras, nos atos, enfim ... em tudo que você fizer, que venha ser sempre para a glória d'Ele !

    ResponderExcluir
  4. Ele já conquistou o mais importante pra nós e pela sua graça temos acesso ao melhor nesta terra e nos céus, porém é necessário como diz este texto se esvaziar de si mesmo e atender ao chamado,quanto menos de nós existir, mais espaço terá pra Deus agir. Quando Cristo é o alvo e está em primeiro lugar em minha vida, Mt 6:33, Ele dá todo o suporte necessário pra vencer o mal de cada dia e bençaos são liberadas. É ouvindo, acreditando, obedecendo e perseverando. Vamos alcançar a promessa! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Edificante demais!

    Eu mesmo já desisti de prosseguir para o Alvo justamente por não estar preparado. Tentava ultrapassar o tempo de DEUS na minha vida, sem um plano estratégico. Queria fazer as coisas do meu jeito e achava que a Caminhada com Cristo seria fácil. Quando as tribulações apareceram eu simplesmente desisti, não perseverei. Mas hoje, Glória a DEUS tenho outro entendimento sobre a Caminhada com Cristo, hoje sei que preciso me esvaziar de mim mesmo, das minhas próprias vontades. E que a caminhada é de luta, mas que devemos perseverar para um posterior descanso em Cristo. Deus te abençoe cada vez mais e continue nos presenteando com textos como este! A Paz do Senhor, irmão!

    ResponderExcluir
  6. Davi Santos da Silva (Eterno ER)25 de novembro de 2011 às 09:16

    Boa Tarde,

    Alvo é referencia de Centro, está focado no melhor sentido da palavra, digo que fico muito contente ao ler, pois bem sabemos que está focado é dificil e ter a certeza de o que nós fazemos irá dar certo, é está certo que iremos acertar na mira.

    O nosso alvo é jesus!
    forte Abraço!

    ResponderExcluir