1 de fevereiro de 2012

INCONFORMADOS COM O MUNDO!


“Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.” (II Timóteo 2:3-4)


           O mundo está indo de mal a pior, e nossas igrejas já não brilham mais como antes. Esse fato ratifica o conformismo vivido pelas igrejas deste século. Tal filosofia de vida, tem se impregnado em nossa geração, tirando o brilho da igreja que deveria estar se posicionando de maneira diferente, ao invés de se conformar com tantas coisas. Pessoas conformadas com gravidez antes do casamento, com a corrupção, o descumprimento de leis, problemas na igreja, problemas em casa, homossexualismo, etc.
      Diante dessa triste realidade, qual é a saída para a igreja voltar a brilhar? O que podemos fazer para mudar esse quadro?
       Eu diria que a saída mais acertada é nos posicionarmos como verdadeiros inconformados, porém, usaria as palavras do apóstolo Paulo ao jovem Timóteo em sua segunda carta para explicar o que um verdadeiro inconformado deve fazer.
       Faço questão de falar das características que um cristão inconformado deve possuir, tendo em vista que essa expressão vem se tornando muito comum no meio gospel, embora a maioria não reconheça seu verdadeiro sentido.
       O verdadeiro inconformado se envolve com as coisas do reino de Deus  ( v. 3). Se envolver é sofrer pelo evangelho, suportar, apoiar, participar. Existem pessoas olhando para problemas que a igreja está enfrentando e preferem não se envolver. Olham para os problemas do mundo e se conformam. Vivem diversos problemas em casa e fecham os olhos.
      Outra característica importante na vida de um inconformado é a diferença ( v. 4a). Ser diferente é não se envolver com as coisas deste mundo. É ter uma identidade cristã verdadeira. Quando um soldado a serviço do reino se envolve com as coisas dessa vida terrena ele coloca em risco a sua segurança (Tg. 4:7); a segurança da sua família (At. 16:31); a segurança da igreja (Js. 7:1); a segurança do mundo (Mt. 24:12).
      Por fim, todo inconformado deve saber que ele não entrou nessa guerra para fazer sua própria vontade, mas sim a vontade daquele que o chamou (v. 4b). Vale a pena fazer a vontade do nosso General, pois essa sim é a melhor para nossas vidas.
      Sem dúvidas, diante de tantas pessoas conformadas com o mundo do jeito que estamos vivendo, sabemos que: Deus sofre com essa situação, muitas pessoas estão indiferentes a estes fatos, porém existem ainda pessoas que estão sofrendo como Deus. Se você é uma dessas pessoas, se envolva, seja diferente, faça a vontade de Deus e seja um INCONFORMADO.
 
Seminarista Tony Zamba
tonyevanyle@hotmail.com

2 comentários: